Conforme uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou, a inadimplência está em alta no Brasil, especialmente após o início da pandemia que comprometeu a renda fixa de muitas famílias pelo país.
Consequentemente, as dívidas resultaram na negativação do nome de diversos brasileiros nos últimos meses, ainda que, muitos desses envolvidos tenham se esforçado para regularizar a situação junto às respectivas empresas e órgãos de proteção ao crédito para limparem o nome.
A retirada do nome do SPC/Serasa pode acontecer de duas formas:
- Quando o cidadão efetua o pagamento da dívida total;
- Quando há um acordo de pagamento para a dívida de maneira parcelada.
Ninguém quer ficar muito tempo com alguma restrição no nome. E por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome?
Quanto tempo demora para o nome sair do Serasa após quitar a dívida?
Perante a lei, a empresa tem até cinco dias úteis para retirar o nome do antigo inadimplente do SPC/Serasa, após o pagamento integral da dívida, lembrando que o prazo começa a ser contado a partir da identificação do pagamento ou acordo.
Ou seja, supondo que o pagamento foi efetuado via boleto, cheque ou outro meio que requer a confirmação, portanto, assim que o pagamento da dívida, seja integral ou parcial for registrado, inicia-se a contagem dos cinco dias úteis.
O prazo acabou e ainda estou com a restrição. E agora?
Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência.
Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal. É importante nesse caso contar com um advogado especialista em direito do consumidor para te orientar.
É prejudicial ter o nome vinculado ao Serasa por muito tempo?
Após atrasar o pagamento de alguma dívida, o cidadão será taxado pelo mercado como “mau pagador”, resultando na redução do score e dificultando a aquisição de empréstimos, financiamentos ou, até mesmo, a ingressão no mercado de trabalho.
Sendo assim, é importante buscar os direitos quanto à regularização, tendo em vista que, a negativação indevida do nome é vista como uma prática abusiva que pode resultar em ações judiciais.
Seu nome foi negativado indevidamente? Peça um indenização agora!
Com informações de: SERASA, Jornal Contábil e FDR.