Ficar com o nome negativado pode trazer muitas dores de cabeça ao consumidor, que perde credibilidade na praça e, por isso, encontra dificuldades em fazer compras e desfrutar de alguns serviços de acesso ao crédito.

Por isso, assim que é notificado da possibilidade de negativação, é recomendável que o comprador tente solucionar o problema o quanto antes, negociando ou quitando a dívida que está em seu nome.

No entanto, existem situações em que o consumidor é pego de surpresa e tem um financiamento negado de repente, uma compra a prazo recusada em uma loja ou não consegue fazer um cartão de crédito, por exemplo.

Nesse caso, pode ser que ele esteja com o nome sujo e não saiba, e aí o problema se torna ainda maior. Por isso, se você quer evitar esse tipo de situação, siga na leitura e descubra como saber se seu nome está negativado!

Mas afinal, o que é nome negativado?

Antes de tudo, é fundamental que o consumidor saiba que a negativação de um CPF ou CNPJ ocorre quando o dono do documento não honra uma obrigação financeira dentro do prazo de vencimento da dívida.

Diante do atraso, os credores podem incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, onde o cadastro é mantido até o momento em que a dívida é quitada. Como resultado, o consumidor fica com o nome sujo.

Quais as consequências de estar com o nome sujo?

Quando o devedor é cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, o registro fica disponívelpara consulta de outras empresas e pessoas. Por isso, o inadimplente perde credibilidade na praça e é considerado “mau pagador”.

Isso acarreta várias consequências ao consumidor, que encontra dificuldades em:

  • abrir uma conta corrente;
  • pedir um cartão de crédito;
  • fazer um financiamento;
  • comprar a prazo;
  • alugar um imóvel;
  • acessar o cheque-especial;
  • utilizar talões de cheque;
  • perda de pontos no Serasa Score.

Como saber se seu nome está negativado?

No Brasil, existem três principais órgãos de proteção ao crédito: o Serasa, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC). Todos eles oferecem a consulta online e 100% gratuita de CPF.

Veja como saber se seu nome está negativado nesses órgãos:

Serasa

Para consultar o CPF, o consumidor deve acessar o portal do Serasa, onde encontrará as seguintes informações:

  • as dívidas que estão em aberto;
  • o valor dos débitos;
  • a data da dívida e negativação;
  • o nome da empresa credora.

Além disso, o Serasa oferece sugestões para negociar as dívidas atrasadas, o que possibilita o pagamento de valores mais acessíveis.

Nesse portal, o comprador também pode verificar sua pontuação no Serasa Score e conferir algumas dicas para se tornar um bom pagador.

Boa Vista SCPC

No portal Consumidor Positivo o comprador encontra informações sobre a negativação no Boa Vista SCPC. Para fazer a consulta, é só digitar o CPF e realizar o cadastro na plataforma.

Feito isso, o consumidor já pode consultar se há dívidas em seu nome e as informações sobre esses débitos. Além disso, é possível consultar o sistema de score do Boa Vista e qual a pontuação do comprador.

O Boa Vista também possui o “Cadastro Positivo”, um registro dos pagamentos e do histórico de crédito do consumidor.

SPC Brasil

A consulta do CPF no SPC Brasil também se dá por meio do site Portal do Consumidor e pode ser realizada de forma gratuita.

Além disso, na Loja SPC Brasil são disponibilizados alguns planos de consulta pelos quais o consumidor pode pagar e obter informações mais completas sobre sua situação no geral.