Ninguém espera por imprevistos ao planejar uma viagem. Infelizmente, situações desagradáveis como voo atrasado podem acontecer. Mas você sabia que tem direito à indenização por atraso de voo? Se você conhece seus direitos de consumidor e viajante, garante que essas situações chatas sejam recompensadas de alguma forma, tudo conforme as legislações que defendem o consumidor.

Veja as principais dúvidas dos consumidores em relação ao voo atrasado.

Pergunta Resposta
Quais meus direitos quando o voo atrasar? Você tem direito a diferentes tipos de recompensas ou indenizações dependendo do tempo de atraso. Os benefícios começam em direito a telefonemas e acesso a internet até o direito de reembolso da passagem + indenização.
Quanto tempo para reclamar atraso de voo? Em voos nacionais, você pode reclamar em até 5 anos. Em voos internacionais, por sua vez, o prazo é de até 2 anos para entrar com o pedido de indenização.
Como provar atraso de voo? Você precisa solicitar uma declaração de atraso à companhia aérea. Essa declaração é um direito dos passageiros, e é fundamental para solicitar indenização.

Para verificar se você tem direito a uma indenização, conte-nos o seu caso pelo WhatsApp clicando aqui.

Como funciona a indenização por atraso de voo?

Se seu voo atrasou e você foi prejudicado(a) pela situação, você pode solicitar indenização à companhia aérea. A indenização é proporcional ao tempo de atraso. Isto é, quanto maior a espera, maior pode ser a indenização recebida por você.

Em atrasos de voo acima de quatro horas, a companhia aérea deve fornecer aos passageiros hospedagem (caso seja necessário dormir no aeroporto) e transporte (tanto de ida quanto de volta para o aeroporto). Nesses casos, você também pode pedir indenização em forma de reembolso das suas passagens ou realocação do serviço de voo por outra forma de transporte, se for possível.

Além disso, você pode solicitar a indenização em diversas modalidades: por dano moral, por atraso de voo internacional e por perda de conexão. Tudo isso está regulamentado no Código de Defesa do Consumidor.

Como pedir indenização por atraso de voo?

Em casos de atraso, você deve entrar em contato com a companhia aérea e reportar o ocorrido. É indispensável apresentar a sua passagem e/ou seu cartão de embarque contendo o número do voo, para comprovar que você foi afetado(a) pelo atraso. Você pode contactar a companhia através do e-mail oficial ou telefone, mas também pode deixar uma reclamação em plataformas de consumidores, como o Reclame Aqui.

As companhias aéreas costumam responder aos comentários deixados nessas plataformas, porque as reclamações e impressões negativas influenciam a nota média da empresa.

Se essas alternativas não funcionarem, você pode agilizar o processo de indenização, acionando o escritório Alves & Assis, especializado em direito do consumidor, através do WhatsApp: (31) 99106-9031.

Fonte: Eurodicas